quinta-feira, 15 de maio de 2014

Microondas Evolution

O tema da semana é evoluções tecnológicas e para evoluções eu decidi falar de uma coisa que me ajuda muito a fazer miojo e brigadeiro quando eu preciso, o microondas!

Mulher sorridente com microondas!
 "Inventado quase que por acaso no ano de 1945, pelo engenheiro Percy L. Spencer, o qual percebeu que através do micro-ondas que geravam calor, era possível aquecer os alimentos. Essa descoberta de Spencer ocorreu certo dia quando, em uma inspeção de rotina, ao aproximar-se de uma válvula de radar que estava funcionando, uma barra de doce que estava no seu bolso havia derretido. Então supôs que essas ondas tinham escapado do tubo de magnetron e acabaram por atingir o doce. Com isso, resolveu fazer um experimento com milhos de pipocas e depois com ovo cru, ajustando o comprimento das ondas eletromagnéticas (iguais às de rádio, porém menores). O ovo acabou explodindo devido ao aumento da pressão em seu interior, que cozinhara de dentro para fora. Mediante estes experimentos o engenheiro resolveu fazer o primeiro micro-ondas, em 1952, o que não foi difícil, pois naquela época o magnetron já estava muito desenvolvido. Esse micro-ondas pesava 340 Kg e media aproximadamente 1,70 metros de altura, o que é seguro,pois na permite a passagem de radiação nem prejudica a saúde, fazendo sucesso só a partir de1953, quando adquiriu a aparência de um eletrodoméstico e tinha proporções combatíveis com o espaço de uma cozinha."

O aquecimento ocorre pela agitação das moléculas de água do alimento estimuladas pela radiação eletromagnética produzida com as microondas. Vale ressaltar que esta radiação produzida, está presente nas fontes de luzes ou até mesmo nas ondas de rádio. Não entendeu? Aqui um video pra ficar mais fácil de um cara que eu tenho certeza que você (não) conhece:


Com o tempo, os fabricantes foram percebendo que seria necessário distribuir uniformemente as ondas geradas, para que o alimente mantivesse o cozimento homogêneo e ai surgiu o prato giratório (uhuu). E cada vez mais está evoluindo essa maravilha do mundo moderno, desde 1939 até hoje sofrendo ajustes e adaptações para o mundo que vivemos.


A evolução dos microondas em uma linda (ou não) montagem feita agorinha:

(vai para baixo, contorna a imagem do meio e depois sobe)




A mais nova invenção para evoluir o microondas é o microondas com entrada USB (a imagem do meio na montagem)!  A empresa de condimentos Heinz desenvolveu um  microondas por USB, chamado Beanzawave e terá as medidas de 18,7 cm de altura, 15,7 cm de largura e 15 cm de comprimento.  O seu preço deverá rondar os 100 euros. Ele provavelmente contem algumas baterias internas, para aumentar o tempo de uso e permitir que seja levado para qualquer lugar. Agora a praticidade está veiculada diretamente a tecnologia disponibilizando cada vez mais recursos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário